28 de jun. de 2009

Dicas para o IELTS

Muita gente me pergunta sobre como é a prova do IELTS, quais as prioridades durante a prova, etc. Eu fiz a prova do General Training (pois busco o visto 175). Aí vão algumas dicas:

Dica Nº 1 e mais importante!

NUNCA PENSE QUE VOCÊ SABE O SUFICIENTE


Estude muito. Treine muito. Exercite com os testes dos livros que estão no folder do megaupload. Mesmo que você consiga fazer os simulados na metade do tempo disponível, estude para fazer em um terço do tempo.

Dica Nº 2

Listening não depende apenas de você


Dependendo do local da prova, com uma acústica ruim, o áudio pode ficar péssimo. Auditórios, salas muito espaçosas, ar-condicionados barulhentos, tudo pode dificultar. Mas, felizmente, não torna a prova impossível, basta ir com atenção redobrada!

Dica Nº 3

Não desista NUNCA


Muita gente, ao acabar algum dos módulos, por exemplo o writing, acha que foi muito mal e se desistimula durante a prova. Não faça isso, nunca! Existe muita tensão envolvida nessa prova, afinal de contas, ela pode definir uma nova etapa da sua vida e, por isso, a admissão dos erros fica baixíssima. Se cobrar é muito bom, e você não precisa acertar 100% de cada prova. Erros existem e podem acontecer. Encare com naturalidade e passe para a próxima com a mesma empolgação que você ficaria ao receber o seu visto.

Dica Nº 4

Writing necessita de treino e disciplina


A redação é algo muito complicado. Você pode pegar um tema que flua facilmente ou algum que você tenha mais dificuldade, neste caso, você pode não conseguir fechar o número mínimo de linhas e até nem terminar a redação, portanto, TREINE A REDAÇÃO MARCANDO TEMPO. NUNCA É DEMAIS.

O writing é formado por duas redações. Uma de 150 linhas e outra de 250 linhas. Você tem 60 minutos para fazer ambas. Você pode usar esse tempo da forma que você bem entender, mas em geral, o melhor é dar 20 minutos para a menor e 40 para a maior. Lembre-se:

Dica Nº 5

Reading: hora de relaxar?


O reading do General Training se resume à interpretação de textos e vocabulário. Se você é bom nesses quesitos, vai acabar bem rápido essa prova. Se você não é tão bom assim, não se preocupe: em geral, os textos (que são muitos) contém as respostas, na maioria das vezes, explícitas.

Dica Nº 6

Speaking você precisa estar decidido


Fale com confiança. Não adianta usar construções complexas onde você não fale naturalmente, nem adianta construções simples onde você não demonstra ter um léxico maior. Prefira errar tentando do que ficar no feijão com arroz. (isso eu li num blog de um ex-avaliador). Não gagueje. Os principais pontos que estão sendo avaliados no speaking são o quão próximo você está de um nativo da lingua inglesa.


E, repito! ESTUDE!!! ESTUDE BASTANTE. Provas só são difíceis pra quem não estuda!!!

Um abraço a todos e boa sorte! Nos vemos Down Under!