16 de jun. de 2009

Dicionário on-line

Uma coisa que eu gosto e tenho bastante costume é usar o dicionário. Quando tenho dúvida em alguma palavra, procuro sempre dicionários inglês/inglês. Caso eu queira saber como se fala determinada da nossa língua em inglês, aí uso um português/inlgês, mas isso é um pouco mais incomum.

Existem vários dicionários on-line legais, mas esse superou todas as minhas expectativas, o nome dele é Wordnik

O Wordnik vai muito além de apenas dar o significado da palavra, pronúncia e fonética. Ele dá trechos de textos onde a palavra está inserida, sinônimos, palavras correlatas, origem da palavra, estatísticas de busca da palavra e uso do palavra ano a ano desde 1800, tags dadas por usuários, imagens do Flickr relacionadas (que ajuda muito, pois ver uma figura é muito mais útil do que ler sua descrição) e o que eu achei mais legal: ela busca entradas aleatórias do Twitter onde apareçam essa palavra! Uma ótima oportunidade de ver um uso real da palavra dentro de uma frase.